“Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.”. - Buda Sakyamuni

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Mudrás, o que são?

Mudás são selos, gestos, é uma palavra sânscritra, derivada das raízes "mud" significa encanto e "rati", dar.
Os mudrás são utilizados para despertar e harmonizar a energia que circulam nos chakras. Hastas mudrás são mudrás com as mãos. Sendo que cada dedo tem sua representatividade, como também possuem terminações nervosas e são canais de energia.
Veja alguns mudrás para praticar:


  1. Mudrá para saudação: Una as palmas das mãos frente ao peito, com os dedos voltados para cima, deve-se fechar os olhos e inclinar um pouco a cabeça (é opcional, a inclinação). Este mudrá é utilizado também em frente da testa, trabalhando com o chacra Ajña para abertura da consciência.                   Efeito terapêutico: Significado universal é a saudação. A saudação, a força que existe em Si Mesmo integrado a Essência Divina. A execução deste mudrá nos conecta com a força Divina, concentrando a mente, purificando nosso ser.
  2. Mudrá para orientação: Una as mãos em forma de concha, com as palmas voltadas para o céu.
    Efeito terapêutico: Significado da doação e do recebimento. Então concentre-se, respire suavemente e profundamente, ofereça, peça e receberá.
  3. Mudrá para superar o medo: Dobre o cotovelo esquerdo e ponha a mão diante do umbigo, com a palma da mão voltada para cima, levante a mão direita e coloque-a acima da linha do ombro direito, com a palma da mão voltada  para frente, e os dedos esticados.Ou seja, a mão direita para cima e sua palma para frente, e a mão esquerda para baixo, e sua palma voltada para o abdômen.
    Efeito terapêutico: Significado da superação e conquista. O medo nos impede de agir e acaba atraindo exatamente o que não desejamos. ntão concentre-se, respire suavemente e profundamente e sinta-se seguro, envolvido por uma luz de cor violeta.
  4. Mudrá para perdoar: Vire a palma da mão esquerda para frente e os dedos ficam voltados para baixo. Coloque a mão direita no colo ou sobre a coxa, voltada a palma para cima.
    Efeito terapêutico: Significado de desculpar, renunciar. Então concentre-se e reflita sobre o perdão. Sinta o seu coração leve e sem culpa.
  5. Mudrá para equilíbrio da água existente no corpo: Una as extremidades do polegar com as extremidades do dedo mínimo e as palmas das mãos voltadas para cima. Podem estar apoiadas nos joelhos.
    Efeito terapêutico: Inspire profundamente e expire lentamente, concentre-se e sinta o equilíbrio da água que existe em você.
  6. Mudrá para concentração: Una as extremidades do polegar com as extremidades do dedo indicador e as palmas das mãos voltadas para cima. Podem estar apoiadas nos joelhos.
    Efeito terapêutico: Em sinal de receptividade, concentração e organização mental. Sinta a leve união dos dedos polegar e indicador.  Vá inspirando profundamente e expire lentamente. Concentre-se na sua respiração, sinta os pensamentos como leves nuvens que são levadas pelo vento. Permaneça concentrada na respiração.
  7. Mudrá para paciência: Eleve as mãos, unindo o polegar ao dedo médio e alongue os demais. As palmas das mãos ficam voltadas para frente.
    Efeito terapêutico: Anule qualquer força contrária a calma e a tranqüilidade. Concentre-se na respiração e pratique a paciência.
  8. Mudrá para imunidade: Una os dedos entrelaçando-os, eleve um dos polegares para o alto e o outro polegar una ao dedo indicador rodeando o dedo polegar elevado. Mãos frente ao peito.
    Efeito terapêutico: Concentre-se, respire lento e profundamente e sinta o calor das mãos, relaxe os ombros a cada expiração. Visualize uma luz de cor amarela, revitalizando todo o seu corpo.
  9. Mudrá para eliminar a depressão: Sente-se confortavelmente com a coluna ereta. Alongue os braços para frente e una o dorso das mãos, unindo as falanges. Respire lento e profundamente, concentre-se na respiração, sinta a energia circular no coração, e na garganta.
    Efeito terapêutico: O posicionamento dos braços, das mãos e dos dedos envia vibrações positivas ao cérebro, afetando as glândulas de maneira que contribuirá para acabar com a depressão. Desbloqueando os chakras anáhata, Vishuda, Ajña.
  10. Mudrá para superar as dificuldades: Sente-se com as costas eretas, feche os punhos com os polegares para fora. Eleve os braços fazendo um círculo e depois abaixe os abrindo o círculo. Faça por algumas respirações e permanece concentrado o restante do tempo para o tratamento.
    Efeito terapêutico: Concentre-se, respire lento e profundamente. Esse mudrá trabalha o chakra Sahasrára nos conectando com as energias cósmicas, de modo a alterar os padrões de pensamento, assim como, circulando a energia do corpo e removendo as dificuldades.
  11. Mudrás para equilíbrio energético: O polegar toca o indicador, ativa o chakra muladhara, energizando as pernas, sendo assim os praticantes se sentem mais calmos e concentrados.
    O polegar toca o médio, trabalha a paciência. Como para fortalecer os nervos.
    O polegar toca o anular, trabalha a autoconfiança. Como o Mayúra Mudrá.
    O polegar toca o mínimo, trabalha a intuição. Como o Budhi Mudrá.
    Efeito terapêutico: Então concentre-se, respire lento e profundamente, una os dedos e trabalhe cada conexão, sinta-se envolvido por essa energia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário