Buda Shakyamuni nasceu da Rainha Mahamaya e do Rei Shudhodana de Kapilavastu, em aproximadamente 563 antes de Cristo em Lumbini, que é atualmente a divisa entre Índia e Nepal. Antes de ser tornar iluminado ele era conhecido como Príncipe Siddharta.
O Príncipe Siddharta tinha uma vida privilegiada por pertencer à realeza. Ele se casou com Yasodhara e tiveram um filho. Quando ele estava com 29 anos de idade, estava caminhando além das muralhas do palácio quando viu os “quatro aspectos”: um homem doente, um homem idoso, um corpo e um monge. O príncipe até aquele momento apenas conhecia a extrema luxúria da vida no palácio e ficou chocado com o que viu. Então, se sentiu compelido a achar um caminho além do sofrimento da vida e da morte. A partir daquele momento, Siddharta renunciou a sua vida real, deixou sua esposa e filho e partiu em busca de professores espirituais.
Por seis anos se engajou em práticas extremas de renúncia, mas em dado momento percebeu que tais práticas não eram o verdadeiro caminho para transcender o sofrimento. Assim, se dirigiu até Bodhgaya, onde realizou uma pequena mas nutritiva refeição, e com a atitude de discípulo e preenchido por intenso amor-compassivo, se sentou embaixo de uma árvore fazendo votos de não se levantar novamente enquanto não alcançasse a iluminação. Durante a manhã, um Buddha surgiu.
O Buda não começou a dar ensinamentos imediatamente após sua iluminação. A pedidos, ele concedeu seu primeiro ensinamento apenas sete semanas depois. Tal ensinamento ficou conhecido como “A primeira volta da Roda do Dharma”. O ensinamento foi a respeito das Quatro Nobres Verdades: toda vida é sofrimento, o sofrimento tem uma causa, o sofrimento pode acabar e o verdadeiro caminho para o término do sofrimento.Uma das grandes habilidades do Buda foi dar ensinamentos de acordo com a capacidade de quem os estivesse recebendo. Isso resultou em uma vasta variedade e número de ensinamentos chamados sutras. É dito que existem 84.000 (oitenta e quatro mil) categorias de ensinamentos do Buda.
No Pico dos Abutres, o Buda “girou a Roda do Dharma” uma segunda vez ao ensinar sobre a verdadeira natureza da realidade – a vacuidade de todos os fenômenos. Tais ensinamentos são conhecidos como sutras da Perfeição da Sabedoria.
O Buda girou a Roda do Dharma uma terceira vez em Vaishali e continuou a viajar e dar ensinamentos por muitos anos.
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