“Por mais que na batalha se vença um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias.”. - Buda Sakyamuni

quarta-feira, 16 de março de 2011

Das histórias do Universo.

  • Mitos da Criação.
    Das fases da lua às origens do ser humano, da criação dos cânions ao brilho das estrelas, os mitos da criação do mundo contam como o universo surgiu a por que tomou essa forma. Em geral começam com o caos, quase sempre descrito como uma escuridão vazia ou um mar infinito. Desse vazio surgem o criador primevo ou dois seres primordiais. São seres criadores que dão forma ao universo, ordenando o movimento das estrelas, da Lua, criando a Terra - com um punhado de lama tirado do fundo do oceano. Por sua vez, os primeiros criadores cedem lugar a outras divindades, que continuam o processo da criação, fazendo as plantas, os animais e a raça humana.
  • O Ovo Cósmico.
    Antes da criação do universo, as divindades primevas permanecem inertes, à espera do momento da criação. Os mitos falam muitas vezes de deuses e de forças criativas confinados dentro de um imenso ovo cósmico - no momento devido, o ovo se parte ao meio. Uma das metades forma o céu, e a outra se torna a terra. Os criadores saem da casca e começam a dar à luz a outros deuses, ou a criar a humanidade.
  • A Serpente do Mundo.
    As vezes, diz-se que as forças fantásticas envolvidas na criação do mundo foram gerados por um poderoso animal mítico - como a Serpente do Mundo. Essa serpente colossal habita as profundezas do Oceano e contém a energia criativa em seu corpo fabuloso. Na mitologia hindu, Vishnu está descansando sobre a serpente Ananta quando uma flor e lótus surge do seu umbigo. A flor desabrocha e o deus criador Brahma surge de dentro dela.
  • A formação do Cosmo.
    O primeiro ato da criação - a ruptura do ovo cósmico ou o nascimento do criador primevo - pode ocorrer de uma forma rápida, mas o restante de criação em geral se dá durante um longo período. O processo às vezes envolve muitas gerações de deuses e deusas, cujas famílias acabam formando grandes panteões nos céus. A terra então se torna habitável, com a criação de rios, oceanos, plantas e animais, antes que seja criada a humanidade. Em muitas mitologias, o processo da criação é repetido sem descanso, por muito tempo.
  • O Povoamento do Mundo.
    Quase sempre o ser humano aparece relativamente tarde no processo de criação. Pode-se dizer que a chegada da humanidade é uma idéia posterior, que chega depois do trabalho bem mais importante de criar o cosmo e as divindades. A criação dos humanos em geral é um ato deliberado de deuses e deusas, que pode ser descrito por meio de alguma atividade humana familiar. Na maior parte das mitologias o ser humano é criado a partir da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário